INCOESP REALIZA PESQUISA PARA AVALIAR QUALIDADE DE ARGILA NO DISTRITO DE CAMPINAL

0
825
SAMSUNG CAMERA PICTURES

A Cooperativa das Indústrias cerâmicas do Oeste Paulista – Incoesp começou no dia 10 de Maio de 2018 uma pesquisa mineral no município de Presidente Epitácio, mais precisamente no distrito de Campinal, para que a mesma abra no futuro mais uma frente de mineração em áreas que que detém autorização da ANM-Agência Nacional de Mineração.

Embora a Incoesp já tenha área liberada para mineração  no prazo de quatro a cinco anos, essa nova pesquisa vem visualizar o potencial de novas áreas para mineração. E com isso segundo a diretoria , deixar o setor cerâmico com uma grande tranquilidade sobre matéria prima (Argila) com a certeza que não venha a faltar para a produção de derivados de cerâmica vermelha.

Admite que ainda além de saber da potência da mina de argila, também saberão da qualidade da mesma, tirando amostras e mandando para o laboratório do Senai, para fazer a avaliação e qualidade da Argila.

Com autorização do seu Presidente Gildo Andre, e o conselho de administração da Incoesp, as pesquisas serão feitas minunciosamente para saber o real potencial da mina existente no bairro Campinal. O intuito do Presidente Gildo é que apos o fechamento de todas as áreas do distrito de Presidente Epitácio, que abra uma nova frente de mineração, indo até a cidade de Castilho, no qual a Incoesp também detém direitos minerários.

Os materiais de construção são obtidos de recursos naturais, que passam por processos de tratamentos e manufatura para também serem aplicados na indústria de construção civil. Os processos de produção desses materiais influenciam na garantia de sua qualidade, e essa qualidade é interessante salientar, se reveste na maior importância, pois garante a segurança, o conforto, a estética, o prolongamento da vida útil das edificações, e por fim, mas não menos importante o menor custo.

O bloco cerâmico comum conhecido como tijolo de oito furos, é ainda hoje o material cerâmico mais usado, sendo um dos símbolos da Construção Civil.

Diante disso, observa-se a importância de se realizar um levantamento de qualidade dos blocos cerâmicos para alvenaria de vedação (Tijolo comum) que são produzidos no pólo oleiro da região.

Mas para que se atinja uma produção de qualidade, é necessário que se desenvolva trabalhos como este da Incoesp, na  busca de matéria prima com o máximo de qualidade, com cientificação de que a entidade que representa os ceramistas da região, procura sempre analisar a qualidade da matéria prima utilizada na fabricação de tijolos, dá a garantia da aceitação do bom tijolo será sempre bem vista, pois na verdade todos os construtores exigem a qualidade do produto final.