A Incoesp atualmente com área de mineração para a extração de argila para produção de seus associados, no município de Presidente Epitácio, propriamente no distrito de Campinal, já vem minerando por vários anos, nas propriedades adquiridas pela mesma. E todo ano os sitiantes locais tem reclamado muito sobre inundações que acontecem em suas propriedades rurais.
Ocorre que a CESP , por muitos anos drenou as áreas e passou a ser um assentamento dos ribeirinhos da lagoa do Paulo do município de Presidente Epitácio.
O conselho administrado através do seu presidente Gildo André, sentido a situação dos seus sitiantes, que chegam nessa época, além de ficarem inundados, ficam sem condições de adentrar em suas propriedades, e também as criações que ficam ilhadas e com risco de cobras e outros animais.
Gildo foi procurado pela presidente da ONG APA/OPA Associação de Preservação Ambientais do Oeste Paulista, através de sua presidente estatutária Leila De Oliveira Moreira que a cooperativa junto com as outras mineradoras fizessem as limpezas dos drenos do bairro.
Diante dessa situação logo foi aceito pelo conselho de administração da Incoesp, e também teve o apoio da Pre-moldados Panorama e da Mineração Fredi.
Daí então com parcerias junto ao poder publico de Presidente Epitácio, representado pela Prefeita Cássia Furlan, com a CESP que ficou com o ônus do plantio de reposição das arvores, mineradoras citadas e a presidente da ONG Leila, chegaram a um bom senso em socorrer esses produtores rurais.
Os trabalhos aconteceram neste ultimo fim de semana e já teve um grande resultado satisfatório com as drenagens.
Fotos do Distrito de Campinal retratam a situação após as ultimas chuvas a qual convive com problemas de alagamentos.
Fotos após a limpeza dos drenos do Distrito de Campinal.
FONTE DA NOTICIA: JORNAL O BEIRA RIO